terça-feira, setembro 19, 2006


Porque às vezes temos vontade de voltar ao mundo das crianças, àquele espaço onde pudemos sonhar e acreditar, onde os bons vencem sempre os maus e vivem felizes para sempre… Por isso tudo, deixo-vos hoje um excerto da história de um menino, como tantos outros meninos, que tem um mundo inventado por ele… Apresento-vos o Afonso!


“Logo debaixo do céu grande, cheio de azul, salpicado de estrelas e mistérios, habita outro céu, pequeno, com estrelas e meias-luas que afastam para bem longe os papões sem cara dos pesadelos do Afonso.
- Este céu é só meu porque me vê adormecer por cima da cama. As estrelas deixam cair um pozinho mágico e pesado em cima das minhas pestanas, assim como uma espécie de areia, sabes!?
- E do outro céu, aquele que é de todos nós, tens medo?
- Só quando fica escuro com cara de zangado, mas quando está bem azul gostava de lá mergulhar como no mar. Tenho a certeza de que se me portasse bem, podia trazer uma estrela no bolso.
[…]
-Gostas de nuvens?!
- Sim, eu até já andei numa, só não sei se foi em sonho ou não. Era muito quentinha, macia e conhecia bem os cantinhos do céu porque me levou a um planeta onde estão todos os balões coloridos que fogem das mãos dos meninos da Terra. Encontrei lá o meu com cara de Pinóquio!
-Afonso, para mim, imaginar não é mentir, é viver com mais força. E para ti, o que é imaginar?
- É meter coisas e pessoas dentro da cabeça. Elas mexem-se, falam e cantam. Se calhar imaginar é andar de baloiço na Lua a olhar para as estrelas que o Sol passa a vida a elogiar: “Vocês são as minhas sereias”, diz ele.
[…]”

Se reinventamos a realidade diariamente, porque não fazer uma história bonita?!

É quando nos falta a esperança e quando nos cortam as asas que nos lembramos de como é bom ser criança….


[Excerto retirado do livro “Os Meus Olhos de Afonso” que faz parte da colecção da Fundação Gil que por sinal já está a acolher crianças que necessitam de cuidados médicos pós-hospitalares =) (Photo by me, como sempre)]

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é bom ler uma história! As crianças são os seres mais simples, belos, e inteligentes. Bela história.
Gosto muito do "Se calhar imaginar é andar de baloiço na Lua a olhar para as estrelas", para mim é uma definição espectacular!
É incrivel como eles conseguem ver as coisas boas por pior que estejam ou por pior que seja o que os rodeia... =(
A minha criança permanece dentro de mim.
Beijinho
Sia

Anónimo disse...

kem me dera ser criança... akeles seres tao inocentes, simples , e com uma imaginaçao infindavel. akels seres, k conseguem sentir tao bem o k se passa com os outros, k sao sinceros.
axo k se tornam a coisa mais pura k pode existir
bjs gds berleta
ps. qdo for gande kero ser mae