sexta-feira, outubro 20, 2006

Há pessoas mais visuais, mais olfactivas, auditivas… Cada pessoa desenvolve mais um determinado sentido e é assim que filtra a realidade…

A propósito de uma aula sobre comunicação, percebi que temos que detectar qual é o sentido predominante de cada pessoa, para que possamos levar-lhe o mundo pela mesma via que ela usa para se relacionar com ele…
As pessoas mais visuais dizem “não estou a ver nenhuma saída para isto.”.
As pessoas olfactivas referem frequentemente que se lembram do “cheiro” desta pessoa, ou o aroma associado àquela ocasião.
As pessoas auditivas podem afirmar que “soou cá dentro uma campainha!”.
Há ainda pessoas cinestésicas, e essas “sentem na pele”.
Pessoas gustativas podem achar que lhes “soube a pouco”.

É fantástico observar as pessoas e reparar na forma como assimilam a vida…

Durante essa aula mostrou-se necessário definirmos o nosso próprio estilo.
Aí eu pensei: Sim, sou visual! Eu até sei dizer em que sitio e em que página do livro está escrita aquela situação! Claro que sou visual! Eu sempre espalhei os meus esquemas de apontamentos pela casa para poder olhar para eles e decorá-los… E até dou cores às pessoas e às épocas de ano… E lembro da camisola que usaste naquele dia…
Calma, calma… E quando passo na rua, no meio da multidão e… “cheira-me a ti!” e quando entro numa perfumaria e está ali o cheiro de tantas pessoas… E os aromas das casas… E o cheiro dos lençóis lavados… E o cheiro que fica no quarto quando acordamos de manhã… Sou visual ou olfactiva!?
E aquelas músicas que já não se ouvem há muito tempo e que provocam um arrepio na espinha e uma dorzinha de barriga porque nos levam automaticamente para aquela ocasião em que… Tenho tantas músicas nesse pedestral só para não as banalizar… Até já dei destaque a algumas aqui no blog… Músicas que dão raiva, fazem chorar, ou que me lembram daquelas férias, aquela noite, aquela pessoa… Mau, com que sentido apreendo o mundo?!
Caracóis, enrolá-los nos dedos, sentir o cabelo de alguém… Um toque dos teus dedos finos na minha pele… E não esquecer aquela pessoa que quando chega abraça apertado, a que beija sem tocar a face e a que simplesmente faz um aceno com a mão e não toca e a que dá aquele beijo repenicado na testa ou a que encosta os lábios ao cabelo… Ah, e quando o metro está cheio de gente e sem querer tocamos na mão de outra pessoa, no varão?!
Já para não falar do chocolate, o doce de leite ou um chocaccino enquanto se planeiam noites de solteiros... O chá de maçã e canela que me lembra aqueles trabalhos do porco… O ritual dos crepes em casa dos primos… Os grelhados em casa dos tios… Associo sempre sabores a pessoas e ocasiões…

Tudo isto me passou pela mente durante alguns segundos e enquanto ao meu lado se ouviam burburinhos: “eu sou visual!”; “mas eu sou mais auditivo!”… “E tu, o que és?!”.. Hã?! Acordo do meu transe e respondo: “eu sou uma artista, sinto com tudo!”… Calaram-se.

O que era a vida sem lágrimas, sorrisos e gargalhadas, sem beijos e abraços, sem o vento a espalhar os cabelos, sem chuva a bater nas janelas enquanto bebemos um chá quente à lareira e lemos um bom livro?! O que era viver sem as nossas cantorias e os meus gritos de espanto?! O que era a vida sem sentir?! Era apenas existir…

Por isso eu quero “sentir tudo de todas as maneiras!” pois só assim se vive plenamente…

E tu, que pessoa és!?

4 comentários:

Pantera Cor-de-Rosa disse...

Ah e tal, o mundo eh muito complexo e todos temos um pouco de cada um, mas sempre um dominante... Acredito k sim mas ha pessoas em k eh mais evidente k outras... Enfim... Tudo ta relacionado com tudo...
MAS, finalmente começamos a aprender cenas decentes, uteis e com interesse!! Uff... Tava a ver k isso nunca ia acontecer...

Pantera Cor-de-Rosa disse...

E independentemente do sentido predominate nunca eskecer,"de acompanhar com o corpinho"... (mais esclarecimentos só no cormier...lol)

Anónimo disse...

o k sou, penso... sou visual, olfactiva e auditiva, mas predominantemente auditiva, sem duvida... tudo na minha vida tem o cheiro e o sabor da musica... sim, pk n há nd cm uma boa musica para adoçar uma boa recordaçao, e para lembrar akelo cheiro. bjs gds... berleta

Anónimo disse...

É claro que podemos tentar ser equilibrados e dizer que sentimos tudo de todas as maneiras, mas penso que todos nós temos uma certa predominância. Uma pessoa pode dizer "sou uma pessoa extremamente equilibrada" mas na realidade normalmente as pessoas equilibradas são pessoas "calmas", uma pessoa equilibrada seria uma pessoa igualmente séria, calma, frenética, irritadiça, etc. O mesmo se passa com os nossos sentidos a meu ver. Eu por exemplo sou uma pessoa organizada e que observo sempre tudo, independentemente de avaliar as coisas e senti-las das mais diversas formas faço sempre uma análise visual primeiro e dou sempre maior importância aquilo que vejo inicialmente. O que não quer dizer que depois outros sentidos se sobreponham ao visual para completar a pintura, ou que até mesmo complementem o visual. Mas acho que a minha predominância está mesmo no ver.