quinta-feira, junho 29, 2006

Lisboa

Releio superficialmente os últimos posts… Já tantas coisas me passaram pela cabeça entretanto, tantos sentimentos que já mudaram… Também não é de admirar, com a facilidade que tenho em mudar de humor. É incrível como uma música, um cheiro, um gesto, uma palavra, um ambiente, me conseguem mudar o estado de espírito e produzir consequências (nem sempre boas) disso… Instabilidade humoral ficará para um outro dia, com outro humor… Com um humor para variações humorais, talvez!

Os últimos dois dias trouxeram-me coisas que há muito precisava… Consegui sentir de novo aquele calor do Sol a aquecer o meu corpo, o mesmo calor que se poderia tornar incómodo noutras alturas. Precisava de me apaixonar pela vida e é isso que está a acontecer… Quais foram, desta vez, as variáveis responsáveis pela mudança?! Amigos de psi, e Lisboa…

Os primeiros têm aquela característica importante de me deixarem ser eu e de serem pessoas com quem eu me permito ser eu. É preciso ainda acrescentar algo?!

Lisboa… Aqui tão perto e só agora começo a descobrir-te… Perco-me nas tuas ruas estreitas, nos teus becos cheios de histórias, nas tuas gentes tão diversificadas e ao mesmo tempo tão tolerantes.
Antes ouvia as pessoas mais bairristas falar do apego à cidade e da incapacidade de estar longe, e nunca percebi como é que um simples lugar podia ser assim tão importante, porque afinal, existimos independentemente dele… Ou então não… Se calhar começo a descobrir o meu lugar… Se calhar o meu lugar é Lisboa.
Apesar de gostar muito do sítio onde vivo, não me identifico muito com ele… A prova disso é que uns dias em casa a estudar para exames dão origem a toda esta corrente de pensamentos e ideias estranhas que têm aparecido neste espaço. Volto a Lisboa e apaixono-me de novo! Os prédios antigos, os mais modernos, os alfacinhas de gema e os turistas, os afazeres do dia-a-dia e as animações de rua, as avenidas e as ruelas estreitas… Todos estes ambientes, que parecem tão contraditórios quando usamos as palavras, coexistem em equilíbrio e formam um todo harmonioso que me faz querer lá estar…
Não consigo bem, ainda, explicar o que é isto de Lisboa, mas de certo que existirão mais referências a este tema no futuro. Neste momento, só sei que me sinto bem e que me apetece viver e respirar o ar como se fosse a última vez e sentir a brisa suave nos meus cabelos e sentir o sol a aquecer-me e deslizar pelas ruas de Lisboa, sem pressas nem destino, sem amanhã nem ontem, só o eu e o agora!

E as palavras faltam-me para poder descrever os quão importantes foram as pessoas e os lugares destes dias… fico-me pelos sentimentos… Boa Noite!

3 comentários:

Anónimo disse...

Lisboa é linda :D
E ainda é mais linda quando podes mesmo morar lá, porque para as pessoas que tem de ir de manhã para lx trabalhar e depois voltar a noite para casa, lisboa é um grande parque de estacionamente temporario ao ar livre pelo meio de predios.
Como é bom descer o Chiado, passear pelo bairo, todos os dias que se vai lá descobre-se algo de novo, olhar da Graça ou do Adamastor para a outra margem. Comer pasteis em Belem e regatear no Martin Moniz.
Beber uma ginja e ver as pessoas a correr para apanhar o comboio.
Ou ainda o ritmo diferente que tem Lisboa num Domingo.
Enfim, tem muita coisa boa, mas tb tem muita coisa má, tem TUDO :D
Beijinhos

OGDPCC

Ps:Já me esquecia... comer um bom pão com Chouriço depois de uma noitada antes de irmos para casa domir.

Marcos Sobral disse...

sem palavras....
sou Lisbodependente, AMO , VENERO Lisboa.
é a minha cidade. cada rua, cada avenida, cada predio, cada igreja, cada arvore....
é iróniko km nos ultimos dias ando a escrever (apenas na minha cabeça e verdade mas ando k ele ja pensado ha uns dias) um texto sobre Lisboa e ainda ontem mesmo li um numa revista, e aki volto a enkontrar outro, e k , diga-se de passagem, esta genial....
adoro a tua escrita e os teus textos e os seus respectivos conteudos e temas
parabens mm

Anónimo disse...

http://lumerkoz.edu Must have: http://www.ecometro.com/Community/members/Buy-Bactrim.aspx isracl http://www.comicspace.com/cardizem/ nums frugal http://soundcloud.com/amaryl motivating http://riderx.info/members/Buy-_2104_eftin.aspx wideinvited http://www.comicspace.com/clomid/ mape geospatial