quarta-feira, janeiro 31, 2007

Desafio: Imagens da Minha Terra
A minha amiga Ana desafiou-me a mostrar Fotos da Minha Terra e aqui surgiram 2 questões:
Primeiro, eu tinha-lhe dado a maioria das minhas fotos tipo postal (sugiro que visitem o blog dela se as quiserem ver), e depois... Onde é a minha "terra"?!
Quanto à primeira, decidi colocar aqui as fotos dos lugares como eu os vejo, e não como os turistas vêm nos roteiros, é a minha perspectiva, o meu olhar sobre os meus lugares. Quanto à segunda, resolvi que não havia cá tempo para filosofias e tomem lá as "terras" onde passo mais tempo e às quais também sinto que pertenço, embora não tenha encontrado ainda "o meu lugar".
"Não sou nem ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo."
Começando a visita guiada... A serra de Sintra! E nem me dei ao trabalho de procurar uma fotografia sem nevoeiro, se querem ver as coisas como elas são, aqui têm a típica camada de nevoeiro que cobre a Serra.


A encosta do Castelo dos Mouros... Um dia hei-de chegar aquela casinha pequenina que fica logo no cimo...


E de Sintra também faz parte o fim de tarde perto da pedra de Alvidrar, ondem dizem que há um gigante. Antigamente o tribunal era aqui. Atiravam-se as pessoas arriba abaixo e se fossem inocentes sobreviviam (e ainda há quem diga mal da Justiça de hoje em dia...).


A Praia Grande não podia faltar! Lugar de bronzes, ondas, passeios, noites de conversa... Esta foi tirada do cimo das escadas, logo depois das pegadas de dinossauros.



Sintra não era Sintra sem a Quinta da Regaleira, e essa só quem conhece é que sabe o que significa...






A cascata...






O Portal dos Guardiões, logo depois de um dos túneis...



Monserrate, outro dos meus lugares... Quantas e quantas sessões de fotografia, já para não falar nos lanches de 6ª feira, quando eu e o meu primo eramos miudos e rebolavamos no relvado...

Em dias de festa, colocavam aqui um pano (vermelho ou azul, os investigadores ainda não se decidiram) para que o ambiente fosse mágico dentro do palácio...


O Palácio.




Uma janela em detalhe...



A capela destruída, onde o Senhor pedia aos criados para acender o lume à noite, para poder contar histórias da bruxa que vivia na floresta...



Nos ultimos anos, Sintra tem tido também Feiras Medievais. Esta foto foi da última feira, realizada em S. Pedro (gostava mais quando era no Palácio da Vila).




A Pena vista da Regaleira.




Qualquer roteiro de Sintra tem que incluir a Linha, pois está claro! Todos dizem que estar em Sintra é uma aventura e é-o ainda mais se se vier de comboio!



Uma das ruelas, com o Castelo ao fundo.





Detalhe das chaminés do Palácio Nacional da Vila de Sintra.




A fonte mourisca que está sempre ali a jeito depois de comidos os travesseiros na Volta do Duche.




Eu não seria eu se não passeasse por Terras da Ericeira, pelas suas ruas de calçada e as casinhas características, sem estacionar o carro ao lado de um barco ou correr atrás das gaivotas.




Tive que considerar também Cascais, pois o Gelado Santini faz parte...



...e o fim de tarde no Guincho, ver os pescadores à "caça das lulas" ou simplesmente deitar-me nas rochas da Boca do Inferno em dias de mar bravo e ficar a ouvir.



Mas sem dúvida que Lisboa também é a minha terra, por tudo o que tenho dito aqui no blog e também por tudo o que não é dito...
Rua Augusta em época natalícia.



A Cidade e o Tejo vistos do Castelo




A Cidade, um bocadinho da Ponte e se olharem com atenção têm o Carmo, onde eu tenho que ir.




Belém e o CCB... Eu e a minha amiga Liliana no dia de mais um Woldpress Photo e de Pastéis comidos na relva do jardim.





Tinha com certeza mais fotografias para mostrar, mas o espaço é pequeno e o tempo escasseia. Aqui fica a minha visão da "minha terra" que no fundo não é só uma, nem se limita ao que apresento aqui. Continuo na minha jornada à procura do meu lugar, mas estes farão sempre parte de mim.



3 comentários:

Marcos Sobral disse...

nem ateniense nem grego mas sim do mundo.... grd frase do mestre Socrates, e é exactamente assim k me poderia descrever, pois apesar de AMAR Portugal e Lisboa, sou oriundo apenas do planeta Terra....
A natureza nao tem fronteiras

José Lima disse...

O nosso lugar é tudo aquilo que nos diz algo, todos os sítios que nos transmitem sensações que gostamos de sentir, que absorvemos sem pensar, acho que "o lugar" somos nós.

O conjunto de todas as pequenas coisas de todos os lugares, de todas as situações e todas as pessoas.. Tudo aquilo que vamos vivendo de todas as coisas.

A mais simples pessoa tem aspectos interessantes, aquele lugar por onde passamos todos os dias tem sempre algo de novo para mostrar, um momento nunca é vivido uma segunda vez, os momentos são únicos e repeti-los no mesmo sítio com as mesmas pessoas é viver algo de novo.

Várias Paixões disse...

Bem Adorei...para quem "quase "não tinha mais fotos:)até conseguiste postar mais que eu!!!
Ainda bem que gostaste do meu desafio...eu sabia que "não me ías dixar ficar mal"...
Beijos grandes
Ana